A edição de junho do Jornal do Engenheiro (JE) tem como tema da reportagem principal as mudanças climáticas e os impactos no Brasil. A manchete mostra a importância em conter as modificações do clima e como mitigar as cidades para absorver seus impactos. A publicação digital é divulgada todos os meses pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp).

Especialistas revelam que, devido à falta de planejamento adequado e atrasado em relação ao cumprimento de metas de redução de emissões, o País enfrenta intensificação da seca no Nordeste, perda de produção agrícola e da biodiversidade, elevação do nível do mar e aumento dos eventos extremos de chuva e seca.

Como forma de contribuição da Engenharia na busca de soluções para o meio ambiente, o Seesp e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) promovem nos dias 8 e 9 de junho o V Ecovale (Encontro Ambiental do Vale do Paraíba). O evento ocorre de forma híbrida, com a parte presencial em Taubaté.

Editorial – O assunto também é tema do artigo de Murilo Pinheiro, presidente do Sindicato. Ele lembra que “no dia 5 de junho é comemorado Dia Mundial do Meio Ambiente, mas não temos motivos para festejar em relação ao tema”. Murilo espera que os alertas se multipliquem nesse mês, e levem o País a uma correção do rumo.

Destaques – Também nesta edição do Jornal do Engenheiro está a retomada do debate sobre implantação das hidrovias urbanas, previstas no Plano de Mobilidade 2021/2024 da cidade de São Paulo. Para tanto, é fundamental a instituição da carreira pública de Estado para engenheiros, como defendem a FNE e o Seesp.

Na entrevista do mês, a jornalista, pesquisadora e ativista em defesa da liberdade de expressão, Renata Mielli, defende aprovação do Projeto de Lei das Fake News como forma de tornar o ambiente na internet mais ético e transparente.

MAIS – Acesse aqui a edição de junho do Jornal do Engenheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui