Segunda, 15, a Câmara de São Paulo recepcionou o “Brasil em 200 nomes (1822-2022)”, a fim de marcar a presença do mundo do trabalho nas comemorações do bicentenário da Independência.

Realizado pelo Centro de Memória Sindical, com apoio da CUT, Força, UGT, CTB, Nova Central e CSB, o evento teve grande comparecimento de dirigentes de diversas categorias, ativistas sindicais, professores e outros.

A Corporação Musical Operária da Lapa, fundada em 1881, executou o Hino Nacional Brasileiro.

NOMES – Variam de José Bonifácio de Andrada e Silva a Darcy Ribeiro; de Vladimir Herzog a Belchior; de Frei Caneca a Walter Barelli; de Tião Carreiro a Carlos Chagas.

POVO – Ao falar sobre no evento, o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto saudou sua oportunidade. “Não podemos deixar que Bolsonaro sequestre o 7 de Setembro e seu significado”, alertou. No entender de Vargas, “o nome que sintetiza todos os nomes relacionados é povo brasileiro.”

MOSTRA – O Projeto “Brasil em 200 nomes – Bicentenário da Independência” já está disponível no site do Centro de Memória Sindical, que terá também 200 quadros de artistas nacionais.

Carolina Maria Ruy, coordenadora do projeto e do Centro de Memória, adianta que o conteúdo da Mostra receberá pequena biografia de cada um dos 200 nomes listados. O folder da mostra, ao ser desdobrado, se transforma em pôster com as 200 fotografias. Carol também pede que as entidades divulguem a Mostra em suas redes sociais.

ACESSE – Centro de Memória Sindical.