Grave situação da Saúde em Guarulhos, Grande SP.

Após o massacre do prefeito Guti (PSD) em fechar a Proguaru, agora o caos se estende às Unidades Básicas de Saúde e também Cemegs.

Isso porque as demissões na empresa impactaram o serviço de limpeza e no controle de acesso nas unidades. Dessa forma, o atendimento à população nestes locais está sendo feito de forma parcial. Isto é, apenas alguns procedimentos são realizados.

Quem fez a constatação foi Serginho de Oliveira, diretor do Sindicato dos Servidores de Guarulhos (Stap). Ele conta: “Visitei o Cemeg São João e duas UBSs. Graças às demissões na Proguaru, promovidas pelo prefeito, essas unidades estão com atendimento parcial. Foram canceladas consultas médicas, exames e serviços de enfermagem”.

“O secretário de Saúde, Ricardo Rui, também tem culpa nesse descaso. Já era previsto que Guti daria esse golpe nos 4,6 mil companheiros da Proguaru. Mas o secretário decidiu não fazer absolutamente nada.

Agora, quem sofre é a população”, denuncia Serginho.

Providências – O secretário-geral do Stap, Rogério de Oliveira, explica: “Denunciamos o caso à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público do Trabalho. A Prefeitura precisa resolver essa situação o quanto antes. Essas unidades de saúde precisam ter o controlador de acesso e também os funcionários que realizam a limpeza – hospitalar e comum”.

Para os Servidores da Saúde, a recomendação do Stap-Guarulhos é que todos cruzem os braços enquanto não tiver o serviço de controle de acesso e de limpeza das unidades.

“Caso contrário, pode configurar como desvio de função”, ressalta Rogério.

MAIS – Acesse o site do Stap.