O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região comemora a reintegração do funcionário da Embraer, Antônio Benedito da Silva. O trabalhador havia sido demitido de forma irregular em dezembro de 2014, mas o Departamento Jurídico da entidade conseguiu reverter.

Segundo informa o Sindicato, Antônio tem estabilidade no emprego até sua aposentadoria, já que adquiriu lesões por conta de sua profissão.

Essa proteção é garantida graças às cláusulas sociais da Convenção Coletiva. Além disso, o empregado exerceu atividade compatível com sua condição de lesionado por três anos.

A Embraer chegou a tentar provar na Justiça que a sua doença ocupacional não era fruto do trabalho, mas acabou derrotada.

Ele exercia a função de mecânico de montagem estrutural aeronáutica, quando adquiriu lesões nos ombros por atuar regularmente com um martelete, o que causou sua lesão.

Reintegração – O Sindicato dos Metalúrgicos diz que, além de voltar ao serviço, Antônio receberá salários e demais verbas trabalhistas correspondentes ao período em que ficou afastado, além de pensão mensal e indenização por dano moral.

Luta – André Gonçalves (Alemão), dirigente da entidade, comemora a vitória obtida pelo Departamento Jurídico em prol do metalúrgico. Ele diz: “Este é um exemplo da importância de nossa luta pela preservação da estabilidade no emprego para lesionados. Por isso, temos de defendê-la sempre, a qualquer custo”.

Campanha – O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos está em Campanha Salarial. Alguns avanços já foram obtidos. Na Embraer, porém, que negocia através da Fiesp, há a recusa em renovar alguns direitos da categoria, inclusive a estabilidade no emprego para lesionados.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.