18.5 C
São Paulo
sábado, 25/06/2022

Saudações à Conclat

Amanhã, dia 7, acontece a terceira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat. O evento é de todas as Centrais Sindicais e vai aprovar um documento importante: a Pauta Unitária da Classe Trabalhadora.

Essa Pauta trará as propostas do sindicalismo para a retomada do crescimento, com emprego, renda e inclusão social. Também apontará ações emergenciais de enfrentamento da crise, incluindo o combate à carestia, que hoje sacrifica as famílias.

O lema dessa Conclat é: Emprego, Direitos, Democracia e Vida. Os metalúrgicos de Guarulhos participarão da Conferência em São Paulo, levando propostas, como a valorização do salário mínimo, o vale-gás e a reorganização do Ministério do Trabalho.

A segunda Conclat aconteceu em junho de 2010, no estádio do Pacaembu, em SP, com mais de 20 mil participantes. Nosso Sindicato estava lá. Na ocasião, foi aprovada uma importante Pauta, que apontava para o reforço da economia, do emprego decente e da distribuição de renda.

A Pauta de 2010 foi entregue aos candidatos à Presidência da República. A Pauta que será aprovada agora também vai ser entregue aos candidatos à Presidência e aos governos estaduais.

A primeira Conferência aconteceu na ditadura, em 1981. Era uma época de forte arrocho salarial e inflação disparada. O Brasil vivia uma época de grandes mobilizações por eleições diretas e volta da democracia. A classe trabalhadora deu a sua contribuição.

A ideia da atual Conclat é chegar às eleições com uma Pauta definida, para, independentemente de quem for eleito, debatermos com o futuro presidente nossas propostas e reivindicações. Os candidatos têm o direito de se reunir com empresários, mas é fundamental que ouçam os trabalhadores e debatam com a gente.

Aviso aos leitores que, após a Conferência de amanhã, o Sindicato divulgará os resultados, num artigo meu aqui mesmo e também no site dos Metalúrgicos e em nossas redes sociais. É importante que a sociedade acompanhe as ações sindicais por um Brasil mais desenvolvido, com emprego, renda e justiça social. Iremos participar, tanto on-line, quanto presencial.

ANIVERSÁRIO – A diretoria do Sindicato se empenha na organização das festividades alusivas ao nosso 59º aniversário. Fazemos aniversário dia 30, mas a comemoração acontecerá dia 1º de maio em nosso Clube de Campo. A programação estará disponível nas redes sociais do Sindicato. Desde já convido toda a família metalúrgica, lembrando que o sorteio será somente para associado da categoria.

CARESTIA – Mais que uma vez tratarei aqui desse grave problema. Vamos propor reunião com o sindicalismo de Guarulhos pra que seja feito na cidade um movimento contra a carestia. Chamaremos todas as entidades e pessoas interessadas.

O sindicalismo é uma força viva da Nação. Por mais que os governos nos ataquem, seguiremos em frente. Temos compromissos com a classe trabalhadora e o Brasil.

Clique aqui e leia mais artigos de Josinaldo Cabeça.

Notícias

Matérias Relacionadas

Fale com a Agência Sindical