O presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, participou quarta ( 8 ) do encerramento do 9º Congresso Nacional da Força Sindical. O evento contou também com a participação da CUT, CTB e Intersindical, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante seu discurso, Patah pregou a união entre as entidades sindicais objetivando a mudança nos rumos da política brasileira. “Temos que lutar pelo Brasil que queremos, com justiça social, inclusão, educação. Precisamos ter a capacidade de união pra buscarmos o caminho de um País cidadão”, afirmou o líder ugetista.

Ainda segundo o presidente da UGT, o cenário político nacional pode ser classificado como um momento trágico na história. “Para o governo, são apenas números, mas pra muitos de nós, que perdemos familiares e amigos, estamos de luto, não são números. Milhares de pessoas estão desempregadas e desalentadas, com muita gente passando fome”, ressaltou.

Mudança – Ricardo Patah lembrou que, durante os governos do ex-presidente Lula, o líder petista tirou essas pessoas da extrema miséria. “E esse governo atual colocou essas pessoas de volta abaixo da linha da pobreza extrema”, prosseguiu o dirigente sindical.

Sindicalismo – “A reforma trabalhista de 2017 foi um grave atentado ao movimento sindical e enfraquecimento das instituições. Agora, o objetivo é exterminar as entidades sindicais. Esse governo atual tem o intuito de exterminar o movimento sindical, mas não existe democracia no mundo que não tenha no seu pilar um sindicalismo forte”, conclui Patah.

Força – Além do presidente da UGT, estiveram presentes os presidentes Sérgio Nobre (CUT) e Adilson Araújo (CTB), além do secretário-geral Edson Carneiro Índio (Intersindical). Miguel Torres foi eleito presidente da Força Sindical com 95,58% dos votos para a gestão 2021-2025.

MAIS – Acesse o site da UGT e da Força Sindical.