15.4 C
São Paulo
sexta-feira, 17/09/2021

Painel da Folha publica luta dos frentistas

Saiu há poucos minutos no Painel da Folha de S.Paulo nota dando conta da luta das entidades sindicais do setor dos frentistas para que o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) retire sua emenda.

A nota:
“Frentistas combatem medida de Kim Kataguiri para colocar autoatendimento em postos. Categoria diz que proposta vai gerar onda de desemprego no setor.

Sindicatos de frentistas querem derrubar uma tentativa de implementar bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

Frentistas em alerta contra o self-service
Eusébio Pinto Neto – Presidente da Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro

A medida foi proposta pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) em uma emenda à Medida Provisória assinada em agosto que permite a venda direta de etanol entre usinas e postos.

Eusébio Neto, presidente da Fenepospetro (Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo), diz que vai se reunir nesta terça-feira (14) com o deputado e outras lideranças sindicais em Brasília para discutir o assunto.

“Estamos com alto índice de desemprego e essa medida ameaça o serviço de 500 mil trabalhadores do setor”, afirma Neto.

As entidades também argumentam que a dispensa dos frentistas pode trazer riscos à segurança dos consumidores nos postos. Neto diz que os profissionais são capacitados para exercer a função e aprendem a evitar incêndio.

Ele também argumenta que a automatização pode prejudicar pequenos e médios proprietários de postos que terão mais dificuldade para investir na atualização das bombas.

Procurado pelo Painel S.A., Kataguiri afirma que está aberto a ouvir as entidades do setor para chegar a um meio termo.

(Com Mariana Grazini e Andressa Motter).

Mais – www.folha.uol.com.br

Notícias

Matérias Relacionadas

Iniciar conversa
Fale com a Agência Sindical