Em janeiro de 1984, em Cascável, Paraná, nascia o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No ano seguinte, no 1º Congresso Nacional do MST, ficou definida a principal estratégia de ação: a ocupação popular de terras improdutivas para Reforma Agrária.

O Movimento é composto atualmente por 450 mil famílias assentadas e cerca de 90 mil acampadas, em 24 estados brasileiros. Elas estão organizadas por meio da agricultura familiar camponesa e atuam em 1,9 mil associações comunitárias, 160 cooperativas e 120 agroindústrias, produzindo alimentos saudáveis para o campo e a cidade.

Segundo a militante Izabel Grein, o MST é reconhecido pela coerência. Ela diz: “O movimento nasce da experiência da força coletiva. Essa é a primeira questão que a gente aprende: a clareza e a coerência com os objetivos e os princípios organizativos que se pautaram lá no início”.

Fome – Com as campanhas de solidariedade, desde o início da pandemia, em 2020, o Movimento doou mais de 6 mil toneladas de alimentos e mais de 1 milhão de marmitas para pessoas e famílias em situação de insegurança alimentar em todas as regiões do País.

Redes – Muitas personalidades estão engajadas em campanha pra marcar o aniversário do MST. A ação incentiva publicações que marquem a relação das pessoas com o movimento.

Entre os que participaram, estão políticos, como o senador Humberto Costa (PT-PE), o ex-governador da Bahia, Jacques Wagner, além de jornalistas, artistas e ativistas. Sindicatos e outros movimentos populares também fizeram publicações nas redes para homenagear a entidade.

MAIS – Acesse o site do MST.