O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC negociou com a direção da Toyota e os trabalhadores aprovaram por unanimidade, em assembleia na porta da fábrica, o reajuste salarial de 10,42%, inclusão de vale alimentação e a renovação de todas as cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho.

O reajuste refere-se à reposição pela inflação, medida pelo INPC. Será aplicado aos salários dos funcionários da empresa de forma retroativa, a partir de 1º de setembro. Quem ganha acima do teto terá incorporação no salário de valor fixo. Além disso, o vale alimentação começa a ser pago em novembro.

Dentre outros pontos de destaque na renovação do Acordo com a Toyota, foi incluída cláusula de preferência na contratação de trabalhadores vacinados contra a Covid-19, que passa a valer a partir de janeiro de 2022. Outro ponto é a retomada da política de progressão salarial.

Diretor do Sindicato, Wellington Messias Damasceno comemora: “A conquista do vale alimentação é muito representativa, pois se trata de ganho real. Diante do aumento do custo de vida, da alta nos alimentos, a quantia vai aliviar no orçamento”.

Segundo Wellington, a mobilização dos empregados fez com que a Toyota chegasse em uma proposta que atendesse aos anseios dos funcionários. “Teve coerência, fez revisão dos números, a partir do planejamento de produção e venda, e compreendeu o esforço feito por toda a companheirada”, destaca o dirigente.

Futuro – O diretor dos Metalúrgicos do ABC também conta que a entidade irá discutir com a montadora sobre o futuro. “Se será uma fábrica de componentes, quais componentes vamos produzir e quais investimentos vamos receber. Queremos debater o que pode ser feito pra garantir empregos e gerar novos postos de trabalho. Uma grande empresa aqui fortalece e estimula outras a estarem na região”, conclui Wellington Damasceno.

MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos do ABC.