Nova pesquisa do PoderData mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a um ponto de vencer a eleição deste ano já no primeiro turno. Segundo a margem de erro, o petista marca 44% das intenções de voto, contra 45% da soma dos demais candidatos.

Segundo as leis eleitorais, para um candidato vencer em primeiro turno precisa ter 50% mais um dentro dos votos válidos. Branco ou nulos não são considerados nesta conta. Caso Lula ultrapasse a soma dos demais, o pleito será decidido em primeiro turno, que deverá ocorrer em 2 de outubro.

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, tem 34% das intenções de voto segundo a pesquisa PoderData. Em relação ao levantamento realizado entre 5 a 7 de junho, o chefe do Executivo oscilou um ponto percentual para baixo, enquanto o petista teve variação de um ponto percentual para cima.

Demais – Ciro Gomes segue estagnado em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto, seguido por André Janones (2%), Simone Tebet, Luciano Bivar e José Maria Eymael, todos com 1% cada. Luiz Felipe d’Avila, Sofia Manzano, Pablo Marçal, Leonardo Péricles e Vera Lúcia não pontuaram. Brancos e nulos são 5% e aqueles que não souberam responder somam 4%.

Segundo – Caso a eleição deste ano vá ao segundo turno, Lula vence com 52% dos votos, contra 35% de Bolsonaro. A distância foi ampliada para 17 pontos percentuais.

Levantamento – A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho, através de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3 mil entrevistados, em 302 municípios, das 2 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-07003/2022.

MAIS – Clique aqui e acesse a pesquisa completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui