As entidades dos trabalhadores na alimentação, em todo o País, circulam boletim nas bases da Lactalis. A multinacional francesa, com oito mil empregados no Brasil, tem se recusado a repor as perdas salariais e dificultado as negociações coletivas.

Diz a manchete do boletim de alerta: “Se a Lactalis seguir intransigente, seus produtos poderão ser boicotados”. A ideia é somar forças com a Uita e outras entidades internacionais para um boicote mais amplo.

CNTA – Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação (CNTA Afins), informa: “Não foram fechados ainda acordos referentes às datas-bases de abril e junho”. A inflação (INPC) até 31 de maio ficou em 8,9%. As eventuais dificuldades, alegadas pela empresa, não correspondem ao aumento nos preços de seus produtos.

O boletim unitário mostra gráfico. Leite e derivados subiram 13,64%; leite em pó, 17,44%; queijos, 16,05%; manteiga, 12,40%; leite fermentado, 11,87%. A Lactalis é dona das marcas Parmalat, Batavo, Elegê, Itambé, President e outras.

A francesa já lidera o ranking mundial no mercado do leite e derivados; Nestlé em segundo. Nesta, tem sido mais produtiva a negociação coletiva. Na unidade Cordeirópolis-SP, houve reajuste de 10% nos salários e de 14,3% no vale-alimentação, que passa para R$ 400,00.

Acesse – CNTA Afins e Contac-CUT.