A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Selurb/Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) realizaram quinta (12) o seminário “Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana”.

O evento contou com a presença de Ricardo Patah e Cleonice Caetano, respectivamente, presidente e secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT; Edson André dos Santos Filho, presidente do Siemaco-SP; José Moacyr Pereira, presidente da Conascon; Bruno Silva Dalcomo, secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência; Rômulo Machado, subsecretário de Inspeção do Trabalho, SIT; Marcelo Naegele, auditor Fiscal do Trabalho, entre outros.

Com o foco no debate sobre a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, o seminário discutiu a importância da modernização das normas regulamentadoras (NRs) e, principalmente, como é fundamental a NR específica para o setor de limpeza urbana.

“Nós sabemos o que os trabalhadores passam no dia a dia, a exposição ao sol e chuva, um trabalho penoso, e nada mais justo nós termos uma NR da limpeza urbana”, diz Edson André, do Siemaco.

Ricardo Patah expressou a atuação que as entidades que representam os trabalhadores do setor tiveram ao longo dos anos, lembrando que hoje eles já têm voz.

“Há cerca de 30 anos, os profissionais de asseio e conservação eram, literalmente, invisíveis, mas por meio do trabalho de instituições como o Siemaco, Femaco e Conascon, essas pessoas deixaram de ser tratadas por termos pejorativos para serem reconhecidos como categoria que cuida da saúde da nossa sociedade”, explica.

Cleonice Caetano acompanhou a linha de pensamento do líder ugetista e ressaltou que, infelizmente, apesar dos avanços conquistados pela categoria ao longo dos anos, a sociedade, como um todo, só presta atenção nos trabalhadores de asseio e conservação quando a categoria faz greve ou se existe alguma dificuldade na coleta do lixo. “Muitas pessoas não respeitam nem mesmo a forma de descartar esse lixo, o que pode causar acidentes de trabalho”.

O evento ocorreu em São Paulo, no Hotel Leques Brasil e teve transmissão online. Para assistir ao seminário Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana, clique aqui.