Engenheiros debatem inovações do setor no combate à Covid-19

0
561

A Federação Nacional dos Engenheiros realiza dia 16 (terça) a videoconferência “Engenharia e ciência no combate ao coronavírus”. Será transmitida a partir das 17 horas pelo canal do YouTube e Facebook da entidade. A Agência Sindical também transmitirá por sua página no Facebook.

O evento debaterá iniciativas inovadoras na prevenção e tratamento da Covid-19. Entre os projetos estão o respirador “Inspire”, parceria da Universidade de São Paulo e Marinha do Brasil. O aparelho terá custo aproximado de R$ 2.000,00, bem abaixo do preço praticado pelo mercado. Também será tratada a inovação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Ilha Solteira, que criou equipamento de esterilização com raio ultravioleta.

Segundo o presidente da Federação e do Sindicato da categoria em SP, Murilo Pinheiro, o evento vai destacar a relevância para a sociedade da ciência, tecnologia e inovação. Ele diz: “O momento crítico atual lança luz para a importância vital dessas áreas. Mais que isso. Em meio à apreensão geral, é da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico que vêm a esperança de se poder superar o quanto antes a pandemia”.

A iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, através do qual, desde 2006, a FNE concentra os debates e as propostas da entidade voltadas ao avanço socioeconômico e tecnológico nacional.

Diretor da Federação e coordenador do evento, Fernando Palmezan Neto afirma: “Os esforços da engenharia também estão voltados para o combate da pandemia. O nosso evento mostrará excelentes iniciativas nesse sentido”.

Confirmados – Participam da videoconferência Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Amarildo Tabone Paschoalini, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista; e Henry Campos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Assista – A partir das 17 horas pelo YouTube e Facebook da Federação. Clique aqui e assista noosa página.