“Cobrar do Poder Público uma saúde pública de qualidade é dever de todos”. Assim inicia a fala o presidente da Cnta Afins (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação), Artur Bueno de Camargo, em artigo, publicado nesta quarta (15) no portal da Agência Sindical.

Segundo o dirigente, é claro que as pessoas que podem investir em um plano de saúde, irão investir, mas que o parâmetro de qualidade do plano privado é a saúde pública. “Que nós, contribuintes, pagamos para podermos ser atendidos em nossas necessidades. Se elevarmos a qualidade da saúde pública, obrigamos os planos privados a melhorar também o atendimento dos clientes particulares”, afirma Artur.

O dirigente cita casos que ocorreram recentemente no sistema público, de rejeitar tratamentos que não constam na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na opinião do sindicalista, a lista deve servir como parâmetro mínimo, nunca como um limite para atendimento de prescrições dos profissionais.

“Limitar qualquer atendimento prescrito por um profissional deveria ser considerado crime de omissão. Estamos falando de vidas. E isso tem de ser respeitado”, destaca Artur Bueno de Camargo.

“Estaremos juntos na luta para fazer prevalecer o direito à vida; que os planos de saúde privados fiquem obrigados a atender todos os procedimentos prescritos pelos médicos, e que a saúde pública possa avançar na qualidade”, conclui o sindicalista.

MAIS – Clique aqui e leia o artigo completo.