Ricardo Patah é presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de SP

A partir das 6 da manhã desta segunda (28) candidatos podem se inscrever no site do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (clique aqui) a uma das cinco mil vagas oferecidas pelo 5º Mutirão do Emprego. Não há custo.

Todos os procedimentos do Mutirão serão pela internet. Numa eventual segunda fase, haverá necessidade da presença na sede da entidade para entrevistas ou cursos.

Ricardo Patah, presidente do Sindicato e da UGT, fala da alegria em facilitar o emprego. Ele diz: “A fase atual no País é de muito desemprego, desalento e angústia diante da pandemia. A chance de um emprego renova as esperanças do trabalhador e da sua família”.

Para o ugetista, o sindicalismo faria muito mais pelo trabalhador se não tivesse sido golpeado com a reforma trabalhista de Temer e as seguidas Medidas Provisórias de Bolsonaro.

PRINCIPAIS TRECHOS:

Mutirão virtual – O Mutirão é uma das ações mais importantes do Sindicato e da UGT. Ele surgiu a partir do programa Vaga Social. Uma das idealizadoras é a nossa diretora Cleo, que sempre insistiu na ampliação dessa assistência ao trabalhador

Qualificação – Também nos preocupamos com a contratação de imigrantes, pessoas com deficiência, entre outros. Quando começamos a oferecer qualificação, não obtivemos muito sucesso, pois não era tão necessária. Daí o Instituto Paula Souza passou a oferecer a qualificação específica pra cada função.

Ocupação – Na primeira edição, cerca de 40% das vagas foram preenchidas. Na última, preenchemos mais de 70%. Teve caso de empresa que aguardou o trabalhador se capacitar.

Cursos – A responsabilidade dos cursos é da UGT e do Sindicato, por meio das parcerias. As pessoas acham que ser vendedor é fácil, mas é preciso conhecimento e experiência, pra atender e orientar o consumidor. Isso requer qualificação.

Sindicato – O Sindicato é o elo mais importante da estrutura sindical. É dele o papel de ajudar o trabalhador a recuperar sua cidadania. Sem emprego ele não consegue se sentir cidadão.

Vagas – Apesar do formato virtual, as empresas poderão utilizar a estrutura do Sindicato. O governo ajudou disponibilizando plataforma específica pro Sindicato. O objetivo é disponibilizar as vagas temporárias de final de ano também.

Prós e contras – Vamos enfrentar certas dificuldades com o formato digital, porque é novo. Tem pessoas desconcetadas e que não dominam o uso da plataforma. Vamos divulgar uma cartilha virtual. Mas também há facilidades. A pessoa poderá se inscrever de casa sem ter gasto com o deslocamentos.

Significado – Temos histórias de pessoas que chegavam na fila dois dias antes. Teve outro que foi com a família e conseguiu um emprego. Esse é o papel do Sindicato, dar a mão e criar esperança concreta pra pessoa se qualificar e conseguir a recolocação profissional.

Cadastro – Entre no site do Sindicato dos Comerciários de SP e faça sua inscrição.

Live – Clique aqui e assista na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui