O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos já vinha fechando diversos Acordos com empresas da base. Agora, a entidade assinou a Convenção Coletiva com o patronal do comércio varejista. Os salários serão reajustados em 10,78% e passa a valer a partir de 1º de outubro deste ano. Cerca de 65% da base foi contemplada.

Como ficou – O Piso da categoria agora é de R$ 1.763,00 para empregados gerais e R$ 1.410,00 para os cargos de office boy, faxineiro, copeiro e empacotador. Quem trabalha sob o regime comissionista, terá também a garantia de R$ 2.115,00 por mês.

O presidente do Sincomerciários, Walter dos Santos, destaca o trabalho da entidade. “Como sempre, movimentamos nosso Departamento Jurídico, negociamos com o sindicato patronal e conseguimos chegar a um bom acordo para o trabalhador”, afirma o dirigente.

Além do aumento, os trabalhadores do setor também terão garantidos diversos direitos já consagrados na Convenção Coletiva, como a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), adicional de insalubridade, garantia de emprego à gestante, estabilidade para empregado que retorna de auxílio-doença e outros benefícios.

Adicional – Um dos benefícios mais comemorados pela categoria, previsto na Convenção, é o adicional de dois dias no salário devido ao Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro. Walter faz a conta: “Se tomarmos por base um salário médio de R$ 2.100,00, esse trabalhador ganha por dia R$ 70,00. Como receberá dois dias adicionais, terá este mês sua renda aumentada em R$ 140,00”.

Considerando-se 80 mil trabalhadores, o adicional de R$ 140,00 injetará no mercado R$ 11,2 milhões. O presidente do Sindicato comenta: “Esse dinheiro beneficia diretamente os comerciários, os estabelecimentos do comércio e o próprio governo, que vai arrecadar mais. Ou seja, é bom pra todo mundo”.

Walter dos Santos considera o comerciário linha de frente na economia do País. Ele diz: “O comerciário atende, informa, orienta e vende. A partir da venda efetuada, ele desencadeia uma série de movimentos na cadeia econômica. Trabalhei muito tempo no comércio de carros. Tenho muito respeito por todas as funções. Todas elas são importantes.”

MAIS – Acesse o site do Sincomerciários Guarulhos.