Sindicatos da IndustriALL Global Union do Setor Farmacêutico fizeram encontro virtual dia 25, com 150 lideranças de 29 países, como Brasil, EUA, Índia e Inglaterra. ElNa pauta a preocupação com a produção e distribuição de vacinas contra a Covid-19. Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da Federação dos Químicos e Farmacêuticos (Fequimfar), da Força Sindical, é co-presidente do setor químico da entidade.

De acordo com Serginho, 78% das vacinas estão disponíveis pra apenas 10% dos países. “Nesse momento de pandemia, queremos sensibilizar governos e indústrias do setor quanto à quebra temporária de patentes. Assim, teremos transferência de tecnologia, acesso universal e produção mais rápida de imunizantes”, comenta.

Os dirigentes aprovaram a “Declaração da Rede Global IndustriALL de Sindicatos Farmacêuticos sobre acesso universal às vacinas contra Covid-19”. Segundo Sergio Luiz Leite, essa tomada de posição é de vital importância a fim de levantar barreiras na produção de vacinas. Serginho informa que os Estados Unidos, um dos maiores produtores, defendem a pauta.

“Estamos unidos pela remoção temporária de obstáculos para a produção de vacinas, tratamentos e métodos de diagnóstico, no sentido de que mais fabricantes, especialmente de países em desenvolvimento, possam contribuir com a saúde geral”, ele afirma.

A IndustriALL Global Union representa mais de 50 milhões de trabalhadores dos setores químico, têxtil, de mineração, de energia e metalúrgico em 140 países.

Mais – Clique aqui e leia a Declaração em espanhol.

Acesse o site do IndustriALL Global Union