O mês de outubro é conhecido mundialmente por ser dedicado especialmente ao combate e prevenção ao câncer de mama. A doença é ainda uma das que mais tiram vidas em todo o mundo. E a melhor forma de evitar complicações é o autoexame, além do acompanhamento médico. E é isso que o Outubro Rosa propõe.

Atentos a isso, Sindicatos de diversas categorias e vários lugares promovem programação especial aos trabalhadores. São distribuídas cartilhas, materiais de informação, publicações em sites e redes sociais e até assembleias.

Motoristas – Em São Paulo, o Sindicato dos Condutores (Sindmotoristas), por exemplo, realizou encontro com trabalhadoras pra debater a prevenção ao câncer de mama.

“Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde”, afirma Luciana Borges, secretária da Mulher no Sindmotoristas.

Para Luciana, é essencial que sejam fomentados mais encontros para levar informações a todos. “Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção”, explica.

Lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

Assembleias – Já no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, o Departamento Feminino tem aproveitado as assembleias em portas de fábricas para dialogar com os trabalhadores.

Coordenadora do Departamento, Roseli Lima informa que é importante conversar com todos os trabalhadores, não apenas as mulheres. “O câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens. Essa não é uma doença exclusiva das mulheres. Ainda assim, é preciso que todos saibam as formas de identificar, prevenir e também o que fazer em caso de diagnóstico positivo”, conta a dirigente.

Comerciários – A Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de SP iniciou nesta semana uma ação voltada ao Outubro Rosa. Todos os dias, são oferecidos 50 exames de mamografia gratuitos. Todas as pacientes devem chegar com 30 minutos de antecedência e trazer exames anteriores, caso tenham.

A ação ocorre no ambulatório médico da entidade, à Rua Dr. Diogo de Faria, 967, Vila Clementino, Zona Sul da Capital. “Todas as mulheres que fizerem a mamografia ainda ganham um pequeno presente para lembrá-las de como são importantes e especiais para o Sindicato dos Comerciários”, relata a secretária da Mulher, Isabel Kausz.

MAIS – Acesse Sindmotoristas, Metalúrgicos de Guarulhos, Comerciários de SP, INCA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui