A Associação Brasileira de Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), que reúne empresas como Alelo, Sodexo e Ticket, aponta que o possível fim dos vales refeição e alimentação pode trazer impacto negativo no setor de restaurantes.

Segundo proposta apresentada terça (13) pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), a reforma tributária acabaria com as isenções fiscais de grandes empresas sobre o pagamento destes benefícios em cima do Imposto de Renda.

O texto prevê uma diminuição gradual de impostos, de 12,5% para 2,5% em dois anos. Essa medida afetaria o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). De acordo com o presidente do Grupo Fiscal do Brasil, Luis Wulff, com a redução do IR prevista na reforma tributária, não seria mais vantajoso conceder os vales alimentação e refeição.

“O PAT permite reduzir até 4% do IR devido. Quando a empresa paga 15% de imposto, faz algum sentido, mas agora isso vai cair pra 2,5%. As empresas terão muito mais dinheiro em caixa”, alerta Wulff.

Impacto – Diante dessa proposta, a ABBT fez um estudo que mostra que o número de empresas de alimentação pode cair dos atuais 200 mil estabelecimentos para 100 mil em dois anos.

O presidente da Associação, Paulo Solmocci, afirma: “O setor vai sofrer forte impacto em qualquer medida restritiva que se coloque no Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), em especial essa, porque ela tira o incentivo da emissão de voucher. Eles tiveram um papel histórico, e ainda têm, na estruturação de bares e restaurantes”.

Agora, a luta é pela defesa do PAT. Em Nota, a ABBT informa que participa de discussões junto às autoridades pela defesa do benefício social.

MAIS – Acesse o site da ABBT.