O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP entrou com ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contra o governo João Doria (PSDB). A entidade pleiteia reajuste de 33,24% no salário dos professores, diretores, supervisores e dirigentes de ensino, determinado pela Lei 11.738, de 2008, para atingir o Piso Nacional da categoria, hoje em R$ 3.845,63 para os docentes.

Em dezembro, Dória anunciou novo plano de carreira para os professores da rede, que traz aumento de até 73% no salário inicial. Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), presidenta da Apeoesp, considera uma farsa. E explica: “O reajuste proposto é só sobre o salário-base. Não contempla toda a nossa remuneração, como o quinquênio e a sexta parte. Queremos os 33,24% com repercussão em toda a carreira, inclusive aos aposentados”.

Bebel, que também é Deputada Estadual (PT), reitera que a Nova Carreira é benéfica só pra os novos Servidores. “Os professores mais antigos da rede não receberão quase nada. O governo não pode contemplar só uma parte da categoria”, ela critica.

Dimensão – Apeoesp é a maior entidade da categoria do magistério paulista. Representa cerca de 230 mil profissionais. “Multiplicando essa quantidade por uma média de quatro pessoas na família, chegamos a quase um milhão. E somos formadores de opinião”, alerta a presidenta.

Eleições – Bebel acredita que o PSDB perderá o governo paulista. Ela completa: “Nosso Sindicato sempre apresenta boas propostas, mas o problema é que não acolhem. Com a saída desse partido, vamos conseguir a valorização profissional que sempre sonhamos, pois haverá debate, bem como respeito aos Sindicatos e às categorias profissionais”.

MAIS – Veja vídeo da Professora Bebel. Acesse aqui o site da Apeoesp.