Presidente do Seesp, Murilo Pinheiro estimula os profissionais à participação sindical e cidadã

Dia 21, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP completou 86 anos. Pra falar de sua história, serviços e desafios, a live da Agência Sindical, quarta (23), recebeu Murilo Pinheiro, presidente da entidade.

Afora as lutas por salariais, pagamento do Piso e garantias, Murilo citou propostas que reforçam a Engenharia, geram emprego e ensejam melhorias urbanas, como a criação das Secretarias de Engenharia de Manutenção, especialmente nas cidades grandes.

Outra marca do Seesp, destacada pelo dirigente, é a autonomia frente a partidos, que permite debater com todos os candidatos a prefeito, a governador ou a presidente.

Murilo Pinheiro ressalta a necessidade da ação sindical. “Na mais dura conjuntura já vivida em nosso País, ter Sindicato forte é indispensável para as categorias e à sociedade”, afirma.

TRECHOS PRINCIPAIS:

Conjuntura – Com a pandemia ficou ainda mais evidente que é preciso Sindicato forte, atuante, ao lado do trabalhador. Temos esse desafio.

Pandemia – O Sindicato enxugou gastos. Porém, decidimos preservar o emprego e manter a atuação. Nossa manutenção depende apenas da contribuição dos associados.

Sócios – Há em torno de 230 mil engenheiros na base. O Sindicato tem 66 mil associados. A categoria engloba engenheiros empregados, autônomos e pequenos empresários. Nossa negociação coletiva ocorre em todo o Estado.

Virtual – Todas as Campanhas Salariais deste ano aconteceram de forma virtual. Tivemos dificuldades no Estado de São Paulo, o governo atrapalhou. Mas o desfecho foi positivo.

Brasil – Desde o início da pandemia, mandamos para prefeito, governador e presidente da República propostas de crescimento e desenvolvimento da Engenharia, como finalizar as obras paradas, a fim de girar economia e criar oportunidades de trabalho e desenvolvimento do País.

Debate – Convidamos todos os candidatos a prefeito pra que exponham o plano de governo. Da nossa parte, apresentamos nossos projetos, como o Cresce Brasil e a Secretaria de Engenharia de Manutenção.

Propostas – Um grave problema das grandes cidades é a mobilidade. Na habitação, o Sindicato tem um programa de muitos anos que é o Promore, para a baixa renda, em convênio com Prefeituras. Também queremos discutir meio ambiente, a fim de oferecer qualidade de vida.

Sócio – Nosso Sindicato foi pioneiro ao instituir previdenciário. Temos um programa de aposentadoria, com a Previ, do Banco do Brasil. Também investimos em benefícios e cursos.

Mais – Acesse o site do Seesp.

Live – Clique aqui e assista na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui