Releases
Banco de imagens
História Sindical

Exposição “Obra Pública” retrata luta sindical

A galeria Matilha Cultural recebe, de 18 a 29 de maio, a programação cultural “Obra Pública”, que relembra o movimento trabalhista e sindical organizado no final dos anos 70 e sua contextualização histórica. A exposição tem parceria da Oboré (empresa voltada a comunicação popular) e o texto de abertura é de José Luiz Del Roio, hoje responsável pelo ASMOB (A.S. Mobilização Operária Brasileira).

A mostra reúne fotos do 1º de maio de 1980, do movimento pela democratização e direitos dos trabalhadores, de Ricardo Alves; ilustrações do cartunista Laerte, feitas para o movimento sindical; reproduções de cartazes históricos do movimento operário de vários países; e também o documentário recém lançado “Utopia e Barbárie“, de Silvio Tendler, que traz um panorama dos conflitos políticos mundiais desde 1968.

Laerte - A exposição marca também o relançamento digital do livro Ilustração Sindical (Ed. Oboré – 1986) de Laerte. Em 1986, Laerte lançou uma publicação reunindo as mil ilustrações mais significativas feitas por ele para a imprensa sindical desde a década de 70, que foram colocadas sob domínio público pelo quadrinista. O livro será disponibilizado na internet. No encerramento da mostra (dia 29), será realizada ainda uma conversa com Silvio Tendler, diretor de Utopia e Barbárie.

Mais informações: Espaço Matilha Cultural (rua Rego Freitas, 542, São Paulo)
Telefone: (11) 3256.2636
matilhacultural.com.br