Servidores de SP fazem manifestações regionais no quinto dia de greve

• 8/2/2019 - sexta-feira

Os Sindicatos que coordenam a paralisação dos funcionários da prefeitura de São Paulo realizam nesta sexta (8), quinto dia da greve do funcionalismo, atos em várias regiões da cidade. Os manifestantes fazem panfletagem e orientam a população sobre a importância do movimento.

Estão previstos 12 atos regionais, todos em pontos de grande concentração. Em assembleia ontem (7), os servidores decidiram manter a greve pela revogação da reforma da Previdência municipal. A paralisação começou na segunda (4).

Servidores reunidos em frente à prefeitura de SP decidem pela continuidade da greve

Até o momento, o prefeito Bruno Covas não se manifestou, nem recebeu os sindicalistas. O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), Claudio Fonseca, disse à Agência Sindical que, além de não receber as entidades, “o prefeito tomou a linha de intimidação e ameaças, como cortar ponto dos grevistas”.

“Esperamos que Bruno Covas converse com os representantes das entidades. Ele, como defensor de uma nova política, precisa mostrar isso na prática, o que não vem ocorrendo ainda”, cobra. O presidente do Sinpeem estima que cerca de 80% das escolas municipais estão paradas.

Adesão - Segundo o Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais), ao menos 63% dos funcionários públicos, de todos os segmentos, aderiram à paralisação. A próxima assembleia será na quarta (13), em frente à prefeitura.

Desde o início do movimento, duas grandes manifestações já ocorreram (dias 4 e 7), concentrando milhares de trabalhadores.

Pauta - As principais reivindicações dos servidores são a revogação do chamado Sampaprev que, entre outros pontos, aumenta o desconto da folha de pagamento do trabalhador de 11% para 14%. Além do índice de reajuste baseado a inflação acumulada entre 2017 e 2018.

Agenda de atos nesta sexta (8)

1. Freguesia do O /Brasilândia: Terminal Cachoeirinha: 11 horas
2. Butantã: Estação Butantã do metrô: 17 horas