Vale a pena ver a mostra fotográfica dos Metalúrgicos de SP. Até dia 15

• 23/1/2019 - quarta-feira

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes oferece à população, de 17 de janeiro a 15 de fevereiro, a oportunidade de uma viagem no tempo: a exposição fotográfica “86 Anos de Lutas e Conquistas”.

São 86 imagens, uma por ano, que mostram não apenas as lutas dos trabalhadores, mas a própria evolução política do Brasil, constituindo uma autêntica lição de história.


1945: Trabalhadores das Indústrias Matarazzo em greve por aumento salarial

As fotos, em preto e branco, retratam momentos-chave das lutas sindicais e cidadãs, entre as quais a greve pelo 13º salário, em 1962, a Campanha das Diretas-Já, em 1984, e a presença da categoria na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988.

A mostra também documenta grandes atos do 1º de Maio ao longo das décadas, as greves, a participação da mulher metalúrgica, entre outras.


1984: Categoria presente no comício pelas Diretas

A abertura da mostra em 17 de janeiro foi um gesto do presidente Miguel Torres em homenagem ao metalúrgico Manoel Fiel Filho, morto em 1976 pela ditadura, e por ser a data que comemora o Dia Municipal do Delegado Sindical Metalúrgico.

A Agência Sindical ouviu José Francisco Campos, diretor do Sindicato e vice-presidente do Centro de Memória Sindical. Ele diz: “É importante que a juventude conheça a tradição de lutas da nossa categoria, especialmente agora que, novamente, estão tentando tirar nossos direitos”.

Campos se diz satisfeito com a repercussão da mostra. Ele adianta que o Sindicato avalia sugestões de torná-la itinerante, com exposição em locais públicos para que mais pessoas tenham a possiblidade de apreciar essa trajetória de 86 anos.

Organizada pelo Sindicato, a exposição tem apoio da Força Sindical, Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e Centro de Memória Sindical.

VISITE - Na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, térreo. Entrada grátis. De 17 de janeiro a 15 de fevereiro. Das 9 às 16 horas, de segunda a sexta.

MAIS - Ligue (11) 3388.1062 e (11) 3388.1003 ou imprensametsp@gmail.com e sind.imprensa@uol.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home