CNTU realiza 13ª Jornada e aponta defesa da democracia como prioridade

• 30/11/2018 - sexta-feira

Com a presença de inúmeras lideranças sindicais e participação de profissionais de diversas carreiras e intelectuais, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados realizou sexta (30) a 13ª Jornada Brasil 2022 – O País que queremos. O tema “Democracia, abre as asas sobre nós: desafios e caminhos” não poderia ser mais oportuno e despertou reflexões sobre o momento que passa o País e os desafios do futuro próximo.

O presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, destacou que será preciso muita luta e determinação na defesa da democracia, da ordem constitucional e dos interesses nacionais. "O cenário não é dos melhores. Mas nossa Confederação estará continuamente debatendo as questões, participando, propondo soluções e, sem dúvida, interferindo para que o País encontre o caminho certo e avance rumo ao desenvolvimento", afirma.

Encontro reuniu dirigentes sindicais e profissionais ligados à CNTU

A Jornada abordou temas como ciência e tecnologia, comunicação, cultura, direitos humanos e soberania. Segundo o engenheiro Allen Habert, diretor de Articulação Nacional da CNTU e coordenador da atividade, o debate destes temas tem por objetivo apontar a necessidade urgente de articulação de uma frente de resistência aos retrocessos no campo democrático e institucional.

“Defender a democracia e a Constituição Federal deve ser o norte do nosso compromisso como sociedade que visa construir uma nação justa, próspera e soberana, que valoriza o conhecimento e a cultura”, frisa.

Pedro Afonso Gomes, presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo, diz: "A democracia pressupõe igualdade. O Brasil quer emprego, renda e uma vida melhor no presente e no futuro. Nós da CNTU queremos chegar em 2022 com mais desenvolvimento e melhor distribuição de renda e riqueza".

O projeto Brasil 2022, lançado pela Confederação em parceria com outras entidades, visa preparar a comemoração do Bicentenário da Independência e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

A jornada incluiu ainda a 14ª plenária do Conselho Consultivo da entidade e a entrega da 8ª edição do Prêmio Personalidade Profissional 2018, concedido pela entidade àqueles que mais se destacaram no ano nas áreas de Economia, Engenharia, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Interesse Público.

A Agência Sindical cobriu o evento, realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Outras informações serão divulgadas em nossos veículos. Aguarde.