Congresso dos Engenheiros debate conjuntura e busca superação da crise

• 13/9/2018 - quinta-feira

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) inicia na manhã desta quinta (13), em São Paulo, o X Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse). O evento, na sede do Sindicato da categoria no Estado (Seesp), reúne representantes das 18 entidades filiadas. Também será eleita a nova diretoria para o triênio 2019-2022.

Com o tema “Retomar o desenvolvimento e defender os engenheiros”, o Congresso tratará de propostas para o crescimento do País, levando em conta a conjuntura econômica de crise e o acirramento da disputa eleitoral.

A Agência Sindical conversou com Murilo Pinheiro, presidente da FNE e do Seesp. Ele avalia que o momento brasileiro é grave. "Por isso, é importante a categoria apresentar propostas que busquem superar a situação. Os temas do Congresso partem da visão de uma Engenharia voltada ao desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, distribuição de renda, valorização do trabalho e fortalecimento da democracia", afirma.

Murilo observa, entretanto, que a estagnação econômica persistente, combinada à crise política e ao acirramento do processo eleitoral, reforça a necessidade de um amplo debate voltado à retomada do crescimento e dos investimentos privados e públicos.

"A expectativa é de alto nível nas discussões e aprovação de um documento final que norteie a categoria pelos próximos anos", explica Murilo Pinheiro. Ele antecipa que este Conse deverá ser um dos mais fortes já realizados pela Federação.

Projeto - De acordo com o dirigente, as conclusões também servirão de base para a nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. "Teremos palestrantes gabaritados, que vão falar sobre temas da Engenharia e também da política. Temos que encarar o momento com otimismo e vontade de crescer", completa.

Temas - No primeiro dia, haverá o painel "Engenharia e desenvolvimento: brecar o desmonte e voltar a crescer". Na sexta, política e organização sindical entram em pauta, no painel "Desafios do movimento sindical: resistir e defender os trabalhadores".

O X Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse) será realizado no auditório do Sindicato dos Engenheiros, à rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: www.fne.org.br