Cientistas cobram investimento em ciência e tecnologia

• 13/9/2018 - quinta-feira

Após o trágico incêndio que destruiu o Museu Nacional, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência cobra do próximo presidente da República a revisão da emenda constitucional que estabelece teto para os gastos públicos (EC 95/16) e o cumprimento do marco legal do setor.

Com o objetivo de obter mais recursos e apoio ao setor, a instituição lançou o site “Observatório das Eleições 2018”, que reúne propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação.

O primeiro compromisso cobrado dos candidatos a presidente da República pelos trabalhadores na área científica é a garantia de recursos imediatos para o setor a fim de que o País fique, pelo menos, próximo da meta de investimento de 2% do PIB.

"Os recursos para investimento em ciência, tecnologia e inovação estão muito reduzidos: é cerca de 1/3 do que tínhamos anos atrás. Isso significou um baque profundo nas agências de fomento: a Finep está com 4/5 de recurso contingenciado, o que é dramático. O teto dos gastos engessa a possibilidade de recursos para os próximos anos e precisa ser revogado ou alterado radicalmente", afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Documento - As recomendações da instituição foram colhidas em seminários realizados em vários estados. "A burocracia no Brasil é grande e impede muito a pesquisa científica. Esse é um dos pontos que a gente quer que seja mudado, inclusive com a aplicação do marco legal aprovado pelo Congresso (Lei 13.243/16)", completa.

Resultado de imagem para presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira

Ildeu de Castro Moreira argumenta que a eleição é momento importante para a mobilização da comunidade científica para a prevenção de novas "tragédias culturais", como a que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

O documento da SBPC aos presidenciáveis também apresenta propostas para ampliar as conexões da ciência com o setor produtivo e com as necessidades da população em geral.

Mais informações: portal.sbpcnet.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home