Mapa de votações do Diap mostra postura real de deputados e senadores

• 28/8/2018 - terça-feira

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) colocou mais um serviço à disposição do movimento sindical, que pode auxiliar os dirigentes a orientar o voto de suas categorias na eleição de outubro. Trata-se do Mapa de Votações na Câmara dos Deputados e no Senado, além do acervo de dados da atual legislatura do Congresso.

Tais materiais, já disponíveis para consulta no portal do Diap (www.diap.org.br), serão muito úteis. Cresce no meio sindical a consciência de que as direções devem estimular o engajamento da massa trabalhadora no processo eleitoral e sobre a importância de ampliar a denúncia dos políticos contrários aos direitos trabalhistas e sociais.

O “Mapa” reúne as principais votações nominais ocorridas na atual legislatura, como as que aprovaram a reforma trabalhista, a terceirização geral, a PEC do Teto de Gastos públicos, venda do pré-sal e abertura de processos contra Temer, entre outras.

O “Acervo” é um pouco mais completo e, além das votações nominais, traz um conjunto de informações e análises sobre as eleições, possibilidades de renovação do perfil do Legislativo, prognósticos, artigos, matérias, calendário eleitoral e outras informações relevantes para municiar os dirigentes sindicais sobre o pleito de outubro.

André Luís dos Santos, assessor parlamentar do Diap, disse à Agência Sindical que o levantamento disseca o comportamento de deputados e senadores, expondo com clareza sua prática legislativa. Ele afirma: “É um material que qualquer cidadão poderá acessar e saber como cada um dos parlamentares votou. Assim, será possível comparar como o deputado ou senador votou e qual o discurso dele agora em campanha”.

Napolitano - “A análise das votações é uma forma eficaz de avaliar o mandato do parlamentar”, comenta o presidente do Diap, Celso Napolitano. Ele destaca que o órgão cumpre missão institucional de propiciar uma ferramenta que possibilita saber como votaram os parlamentares nos temas relevantes que foram objeto de deliberação.

Atualização - Esse banco de informações vai ser atualizado de forma permanente até o final do pleito, em 28 de outubro.

Mais informações: www.diap.org.br