8/2/2018 - Carnaval dos Aposentados

8/2/2018 - quinta-feira

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
é presidente da Força Sindical,
deputado federal por São Paulo e presidente
nacional do partido Solidariedade.
E-mail: pres@fsindical.org.br

O Dia dos Aposentados é celebrado em 24 de janeiro. Mas o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), filiado à Força Sindical, resolveu realizar no dia 30 o Carnaval dos Aposentados, na avenida Paulista. Houve reivindicações? Inúmeras. Mas o objetivo principal foi valorizar os aposentados e pensionistas e cobrar uma aposentadoria digna para todos.

No ano 2000, decidi junto com os companheiros e com João Batista Inocentini, ex-presidente do Sindnapi, e o atual Marcos Bulgarelli, atual presidente da entidade, organizar os aposentados brasileiros, depois que conheci a experiência dos italianos nesta área. Até então, muitos aposentados brasileiros não tinham um Sindicato que os representassem e viviam com benefícios defasados, com a ajuda dos familiares, como se fossem seres à margem da  sociedade.

Criamos o Sindicato e começamos a desenvolver, de forma organizada, a pauta de reivindicações. Pela primeira vez no Brasil, os aposentados atuavam de forma coletiva.

É preciso valorizar os aposentados que contribuíram para o desenvolvimento do País. Cerca de 70% dos aposentados do INSS recebem a faixa salarial mínima no País.

Defendemos a revisão dos benefícios dos aposentados. Entendo que o cálculo do reajuste da aposentadoria deveria considerar a inflação do idoso que paga plano de saúde, medicamentos, luz, água, imposto, alimentação e roupas, entre outros.

Os aposentados precisam manter a mobilização, estar atentos à manutenção de seus direitos, a conquista de outros e não deixar que sejam enganados apenas porque são idosos.

A Força Sindical sempre lutará junto com o Sindicato na luta pelos direitos dos aposentados, no cumprimento do Estatuto dos Idosos em todo o País. Nosso empenho é constante para tornar realidade todos os benefícios e medidas de proteção que estão na legislação. Parabéns aposentados pelo seu dia. Vamos seguir atentos e vigilantes para manter os direitos que foram conquistados com muito sacrifício.