União Sindical de Limeira (USTL) mostra força da luta conjunta

• 12/1/2018 - sexta-feira

Criada em 2002, a União Sindical dos Trabalhadores de Limeira – cidade paulista com 300 mil habitantes – é uma experiência vitoriosa de atuação organizada e unitária do sindicalismo. Parte dessa história foi contada quinta (11), no programa Repórter Sindical na Web, por Artur Júnior, dirigente do Sindicato da Alimentação e presidente da USTL desde dezembro.

A entrevista com Artur Júnior abre a série de programas de janeiro sobre organizações sindicais unitárias, que têm atuação focada por cidade ou região. No dia 18, o programa vai tratar da Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região, importante polo econômico a Oeste da capital paulista, com forte tradição sindical.

Artur Junior é entrevistado no Repórter Sindical na Web apresentado por João Franzin

Conquistas - Entre as conquistas da USTL está a criação do Posto de Saúde do Trabalhador, com médico, demais profissionais de saúde, exames e outros cuidados ligados à saúde ocupacional. Segundo o presidente Artur, a entidade, que é juridicamente constituída, atua também no Conselho Municipal de Emprego.

Nos últimos meses, a União Sindical liderou as ações de resistência à reforma trabalhista e previdenciária encaminhadas pelo governo Temer. Uma das metas deste ano é a ampla sindicalização. “Queremos fortalecer a participação sindical e política da classe trabalhadora”, afirma Artur Bueno de Camargo Júnior.

Assista - A entrevista na íntegra pode ser assistida no canal da Agência Sindical no YouTube. Clique aqui.