Rádio debate importância da formação sindical no combate aos ataques à CLT


• 11/8/2017 - sexta-feira

O Programa da Sexta, na Rádio Web Agência Sindical, recebeu o professor Erledes Elias da Silveira, coordenador da Secretaria de Organização Político-Sindical da UGT. Ele falou sobre a importância da formação sindical, para enfrentar esse momento de fortes ameaças aos direitos trabalhistas.

“A formação sindical no ambiente pós-reforma trabalhista tem que ser valorizada. As mudanças impostas visam enfraquecer o movimento sindical e isso nos obriga a reinventar o sindicalismo. Ou os dirigentes conseguem entender o que está acontecendo no mundo, ou Sindicato deixará de existir”, alerta o professor.

Erledes também ressaltou o quanto é necessário que o sindicalismo assuma seu papel social, se aproximando do trabalhador e da sua realidade.

“Não dá para falar de sindicalismo sem falar de política, seu envolvimento na saúde, emprego e direitos. Mas ele tem um papel social. O Sindicato tem que estar inserido na sociedade, tem que ir onde o trabalhador está”, enfatiza.

Por fim, o dirigente ressalta a necessidade da formação não se limitar ao líder sindical, mas ser ampliada também para o trabalhador.

“Temos que formar dirigentes sindicais, mas temos que formar também o trabalhador que até agora não está entendendo como a reforma trabalhista afeta a vida dele. Ele vai descobrir isso quando tiver seu salário afetado, suas férias prejudicadas e seu trabalho precarizado”, diz.

Ouça - O Programa da Sexta vai ao ar das 17 às 18 horas, ao vivo, na Rádio Web Agência Sindical. Reprises até a quinta-feira seguinte, em dois horários: às 12 horas e às 23 horas. Ouça aqui a entrevista completa.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home