3/8/2016 - Repórter na Web faz um ano

franzin@agenciasindical.com.br Facebook:
facebook.com/joao.franzin.1

João Franzin

Há tempos, a Agência Sindical planejava programa na web. A oportunidade veio em julho passado, quando estreamos na allTV o programa Repórter Sindical. A estreia, dia 30 de julho, sobre sindicalismo e democracia, recebeu Antônio Rogério Magri, sindicalista, ex-ministro do Trabalho e Previdência e consultor sindical de várias entidades.

Após a fase na allTV, o programa, produzido pela Agência Sindical e apresentado por João Franzin,  meses depois, passou a ser apresentado, sempre ao vivo, pela TV Agência Sindical, a partir do estúdio da Acesp - Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo.

Em junho deste ano, o programa passou a ser exibido aos sábados na TV Comunitária de Guarulhos, Canal 3 da NET, das 20h30 às 21h30. Por iniciativa de Fernando Mauro, presidente da Acesp e dirigente da Associação Nacional, o Repórter deverá ser exibido também em Brasília – a fase atual é de ajustes.

A pauta do Repórter Sindical na Web é temática. A cada quinta, o convidado debate o tema do mês. Em julho, foi em torno de “sindicalismo e mídia”. Cada edição exibe, também, reportagem externa, a seção Arquivo Sindical e mensagens de parceiros, no intervalo. O Repórter conta, também, com correspondentes, entre eles Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), dirigente do Diap, e Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese.

O programa é plural, abre espaço a todas as correntes do sindicalismo e valoriza a diversidade de pensamento. Embora, o foco seja sempre sindicalismo e mundo do trabalho.

Aprender fazer TV na web não é fácil para quem vem da geração da máquina de escrever. Mas o Repórter ganhou padrão, a partir do acerto de fazer programas temáticos, com um só convidado no estúdio. A dinâmica vem, além da forma descontraída da apresentação, das perguntas de internautas, assim como das matérias apresentadas durante a uma hora de programa – temos uma reportagem, um correspondente, um arquivo sindical, sem contar as mensagens dos parceiros.

Um dos êxitos do Repórter Sindical na Web, sem dúvida, se deve à equipe de produção da Agência Sindical – antes e durante – dos técnicos no estúdio da Acesp, sem falar da ampla divulgação que faz a rede da Agência Sindical, antes, durante e depois.

No mês em que a Agência Sindical completa 25 anos, o Repórter na Web completa seu primeiro aniversário. O programa é mais uma, entre tantas, iniciativa da Agência, que se apoia numa estrutura modesta, em termos de equipamento e de equipe, mas sempre buscando fazer bem feito.

Obrigado a todos. E vamos em frente, buscando fazer o melhor, sem concessões para a mediocridade, em defesa da democracia e na trincheira das lutas sindicais e nacionais.