Presidente dos Comerciários de SP debate na CNN ações contra pandemia

27/3/2020 - sexta-feira

Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, participou de debate na rede CNN Brasil na noite da terça (24). O programa tratou das medidas restritivas recomendadas pelas autoridades sanitárias, durante a pandemia do novo coronavírus e os impactos que a epidemia terá na economia e na vida dos brasileiros.

Do ponto de vista da saúde, o dirigente considerou acertada a decisão do governador de São Paulo João Doria e do prefeito da Capital, Bruno Covas, de decretar quarentena. Ele  afirma: “Existe um período de explosão de contágio. Por isso, é fundamental que tenhamos esse período de isolamento social para evitar a propagação do vírus”.

Sobre os impactos para empresas e trabalhadores, Patah defendeu o papel do Estado. “O governo ainda não está fazendo sua parte. Os recursos que estão sendo usados são dos trabalhadores. Por isso, tem que parar de pagar a dívida pública. O dinheiro é do trabalhador para que ele possa superar esse período de crise”.

Patah também defendeu a ação sindical: “O movimento sindical tem papel fundamental nessa situação. Em 2008, na crise mundial iniciada nos Estados Unidos, foi ao movimento sindical que negociou com o governo a desoneração da folha com contrapartida do emprego". "O que não podemos é adotar medidas provisórias, como a 927, que tira os Sindicatos das negociações de acordos com as empresas”, acrescentou.

Assista ao vídeo abaixo: