Sinthoresp debate na CNN impactos do coronavírus no setor hoteleiro

25/3/2020 - quarta-feira


O Sindicato dos Trabalhadores em Bares Hotéis e Restaurantes de São Paulo participou, na noite da terça (24), de debate na CNN Brasil sobre os impactos do coronavírus no setor hoteleiro. Além de Rubens da Silva, secretário-geral do Sindicato, participaram Paulo Solmucci, presidente da Associação de Bares e Restaurantes; e a advogada trabalhista Cláudia Hayab. O debate foi coordenado pela jornalista Monalisa Perrone.

 

Com a quarentena decretada no Estado de SP pelo governador, João Dória (PSDB), o funcionamento de bares e restaurantes ficou limitado ao atendimento delivery. 


Em sua fala, o diretor Rubens defendeu a manutenção dos empregos no setor, duramente afetado pela pandemia. Ele informou que o Sindicato tem tomado iniciativas a fim de garantir, por meio de acordos coletivos, os postos de trabalho e a renda da categoria. 


Segundo Rubens, “o acordo assegura a manutenção de empregados em casa com redução salarial de 50%. Para os que permanecem em atividade, a redução é de 25%”. Ele completa: “As medidas têm duração de 120 dias no máximo”. 


Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, externou a preocupação do setor patronal com a queda no faturamento das empresas. “Precisamos da ajuda do governo pra manter a folha de pagamentos ativa. Como pagar salários com faturamento zero?”. 


Assista ao vídeo abaixo: