Cerca de 600 mil metalúrgicos entram em janeiro com salário reajustado

• 14/1/2020 - terça-feira

Em 1º de janeiro, subiu em 3% o salário dos cerca de 600 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo, que são representados por Sindicatos filiados à Força Sindical. Em novembro e dezembro, esses trabalhadores receberam abonos de 6%, em duas parcelas.

Como nos anos anteriores, a negociação que resultou no reajuste salarial da categoria, com data-base em novembro, foi coordenada pela Federação, presidida por Eliseu Silva Costa. O dirigente avalia: “Foi uma campanha difícil, diante da atual situação política e econômica do País. Mas conquistamos um bom acordo”.

Assembleia na Federação, em SP, quando se aprovou a pauta da Campanha Salarial 2019

Segundo ele, a meta agora para 2020 será avançar nas conquistas. “Neste ano, o objetivo é garantir avanços em pautas específicas para todos os trabalhadores, de pequenas e grandes empresas. Participação nos Lucros e/ou Resultados, cesta básica e café da manhã são benefícios que fazem a diferença para melhorar a vida do trabalhador”.

Sindicalização - Eliseu destaca que o desafio para os próximos meses será a aproximação com a base. “O mercado de trabalho é composto por muitos jovens, que ainda desconhecem o papel do Sindicato. Por isso, temos que intensificar as campanhas de sindicalização e mostrar que sem o Sindicato, o trabalhador está desprotegido. E esse é um trabalho contínuo”, diz.

O presidente do Sindicato de Guarulhos, José Pereira dos Santos, comenta: “A conjuntura de recessão, forte desemprego e ataques pelo governo complicou demais a negociação coletiva. Por isso, nos concentramos em buscar o possível em termos econômicos e preservar os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho”.

Fábricas - Dois grupos patronais não negociaram na campanha salarial. A saída das entidades foi buscar acordo coletivo por empresa. A mobilização, em todo o Estado, deu certo e, por meio de pressão ou paralisações, os acordos foram sendo firmados, um a um.