Fábrica dirigida pela Petrobras é fechada e demite mil trabalhadores

• 14/1/2020 - terça-feira

Nesta terça (14), a direção da Petrobras anunciou o fechamento da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná. A ação faz parte do encolhimento da estatal que já acontece há mais de dois anos, mas que vem ganhando força sob o governo Bolsonaro.

Com o fechamento da Ansa, 396 trabalhadores diretos e 600 terceirizados serão demitidos. A empresa, por outro lado, diz que a sua estratégia é de sair do segmento de ferlizantes e focar em ativos que gerem maior retorno financeiro.

A Petrobras havia tentado vender a fábrica anteriormente, mas foi impedida por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, Fachin acatou liminar apresentada por Sindicatos e entidades de petroleiros que eram contra a venda da Araucária.

Trabalhadores - Os trabalhadores prometem mobilização para reverter o quadro que pode demitir cerca de mil funcionários. "Qualquer demissão em massa precisa de uma negociação, e isso que vai acontecer é uma demissão em massa. Se por acaso a gente não conseguir manter isso operando, que cada um saia daqui na melhor condição possível", disse Roni Barbosa, da Federação Única dos Petroleiros.