Seesp promove seminário sobre cenário da malha ferroviária brasileira

• 22/11/2019 - sexta-feira

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e a Frente Nacional pela Volta das Ferrovias - FerroFrente - promovem dia 4 de dezembro, a partir das 8h30, seminário “Ferrovia essencial”.  Sindicalistas e especialistas debaterão as perspectivas do setor, desenvolvimento econômico e a situação do transporte de passageiros sobre trilhos.




José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da FerroFrente e dirigente da CNTU - Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, informa que a malha ferroviária brasileira enfrenta  atraso de 20 anos e transporta apenas cerca de 20% da carga que circula pelo País e limita-se a escassos 30 mil quilômetros de trilhos. Ele afirma: “O governo quer renovar um sistema que não deu certo. Porque as ferrovias estão sucateadas e subaproveitadas”, afirma.

Segundo o dirigente, a situação representa grave fragilidade logística para o País, tendo em vista a extrema dependência das rodovias. “Defendemos uma integração entre os sistemas de transporte, a fim que haja equilíbrio e investimentos em todos os setores”, diz Manoel.

Estão previstas no seminário as presenças do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, da senadora Kátia Abreu (PDT/TO), do secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo Alexandre Baldy, além de especialistas de Portugal e dos Estados Unidos, por videoconferência.
Confira abaixo Programação do evento:

8h30 - Abertura

Murilo Pinheiro - Presidente do SEESP e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e José Manoel Ferreira Gonçalves - Presidente da FerroFrente.

9h - Cenário ferroviário no Brasil: futuro ou estagnação

Tarcísio Gomes de Freitas - ministro da Infraestrutura; Luiz Henrique Baldez – presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga; Guilherme Quintella – Consultor; José Manoel Ferreira Gonçalves – presidente da FerroFrente.

9h50 - A ferrovia e o desenvolvimento econômico

Kátia Abreu - Senadora (PDT/TO); Alexandre Baldy – secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

10h20 - O projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” e a ferrovia
Fernando Palmezan Neto – Coordenador do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”.

10h40 - Transporte de passageiros e marco regulatório

Bernardo Figueiredo - consultor e Emiliano Stanislau Affonso Neto – diretor do SEESP;

11h30 - Ferrovia no mundo: modelos que deram certo

Célio Pereira - consultor; Jean Carlos Pejo - secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (Alaf) – Brasil; Jorge Martins Secall – consultor; Nuno Marques da Costa - Professor assistente do Instituto de Geografia e Planejamento Espacial da Universidade de Lisboa - videoconferência; William Summerhill - Professor do Departamento de História do Latin American; Institute of University of California at Los Angeles (Ucla) –  videoconferência

12h10 - Debate

13h - Encerramento

Local - No Sindicato, à rua Genebra, 25, Centro de SP. Telefone (11) 3113.2641.

Mais - Acesse o site do Seesp.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home