Sindicato dos Hoteleiros comemora 86 anos e homenageia maître histórico

11/7/2019 - quinta-feira

Uma homenagem simples, mas repleta de emoção e simbolismo. Assim foi a cerimônia na quarta, dia 11, no Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo), para marcar os 86 anos de fundação da entidade. Diretores, funcionários da casa, familiares e sindicalistas prestigiaram a homenagem a Ático Alves de Souza, de 92 anos, em atividade até hoje, uma lenda no setor da gastronomia nacional.

Ele recebeu do Sinthoresp o prêmio Voo de Gaivota, a mais alta condecoração da entidade, já concedida a ministros de Estado e a personalidades do mundo jurídico e sindical. Com a esposa Dolores, a filha e netos, o sr. Ático, maitre no Parigi, nos Jardins, SP, ouviu elogios e agradecimentos de antigos companheiros de trabalho, que saudaram seu profissionalismo e exaltaram o caráter do baiano de Monte Santo, que chegou da Bahia em 1949 e galgou todos os degraus da profissão.

Dona Carmem, assistente social do Sindicato, entrega troféu ao sr. Ático

CALASANS - Humilde e afável, o maitre que serviu todos os presidentes da República - de Getúlio a Lula - agradeceu, comovido, as homenagens. Para o presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans Lacerda, a homenagem da noite era não só para o profissional, mas também ao homem cujos exemplo e retidão fizeram de Ático Alves de Souza um símbolo dentro da nossa categoria profissional.

Calasans, presidente do Sinthoresp, fala aos convidados da solenidade

Calasans lembrou que o homenageado já presidiu o Conselho de Ética do Sinthoresp, onde atuou com esmero. Ele contou que “as gaivotas voam sempre a determinada altura e em harmonia”, fazendo um paralelo com a carreira vitoriosa do sr. Ático, que, em seu trabalho, sempre se conduziu com elegância e espírito de equipe. Os diretores do Sindicato Edimundo Alves dos Santos e Josuel Fonseca dos Santos que trabalharam com o maitre no antigo Hotel Ca’d’Oro, fizeram questão de abraçar o velho companheiro.

Receitas - Em sua breve fala, devido à forte emoção, o companheiro Ático atribuiu sua longevidade “ao amor da minha esposa Dolores”. Sobre a arte de servir, sua recomendação é simples: “Saber respeitar o espaço do cliente e falar só o necessário.

Sr. Ático agradece homenagem do Sindicato

Coquetel - A cerimônia foi encerrada com um breve coquetel, bolo pelos 86 anos do Sinthoresp e vivas ao Sindicato e para o homenageado.

YOUTUBE - Recente entrevista do sr. Ático Alves de Souza, concedida ao Programa de TV do Sinthoresp, pode ser assistida no Canal no YouTube do Sindicato. Vale a pena. Clique aqui.