Transporte Forte e Jornal Sindical são duas publicações regulares

• 10/7/2019 - quarta-feira

Em 16 de fevereiro de 1992, foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores do Estado de São Paulo - SindForte. A Agência Sindical produziu o boletim convocatório da assembleia e, de lá pra cá, todas as publicações da entidade. Em maio, circulou a 285ª edição do tabloide, quatro páginas, que vai para todo o Estado.

João Franzin, fundador da Agência, há 28 anos, conta: “Eu mesmo fiz o panfleto, num micro 286. Na fundação do Sindicato, um sábado de manhã, eu estava lá”. O SindForte, presidido por João Passos, se estruturou em todo o Estado e também passou a representar os trabalhadores em escolta armada.

Metalúrgicos -
Em janeiro de 2001, a Agência assumiu a comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. A principal publicação da entidade é o Jornal Sindical, distribuído nas fábricas. A edição mais recente é a de número 261. Neste caso, um tabloide de oito páginas, que traz de manchete: “Greve Geral reforça luta por aposentadoria e direitos”.

Para as duas entidades, a Agência Sindical também cuida dos sites e das redes sociais. Nos Metalúrgicos, é comum a entidade ser notícia na imprensa local. O Sindicato publica o boletim eletrônico semanal “Expresso Metalúrgico”, que semana passada chegou ao número 426.

Marca - Franzin, que milita no sindicalismo desde 1979, explica: “Cada publicação tem perfil próprio, conforme a categoria profissional e a orientação das direções”. E continua: “Mas se eu tivesse que resumir a marca no discurso desses materiais, diria que é passar a ideia de que Sindicato representa, Sindicato luta, Sindicato atua, Sindicato conquista, Sindicato defende, Sindicato faz bem à categoria e também à coletividade”.

O Jornal Sindical tem tiragem de 25 mil exemplares. O Transporte Forte tira em torno de 10 mil. A distribuição, feita pelos diretores das entidades, é corpo a corpo, nos locais de trabalho.