Sindicato dos Aposentados inaugura posto de atendimento digital do INSS

• 16/5/2019 - quinta-feira

O Sindnapi (Sindicato Nacional do Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical) inaugurou segunda (13), na Rua do Carmo, 171, Centro, São Paulo, posto de atendimento digital do INSS aberto à população em geral e sem necessidade de agendamento prévio.

João Inocentini, presidente da entidade, informa que o local oferece gratuitamente serviços de aposentadoria por idade (rural e urbana), aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-reclusão, pensão por morte (rural e urbana) e salário-maternidade. Benefícios que necessitam de perícia, como acidente de trabalho e aposentadoria por invalidez, constituem as únicas exceções.

João Inocentini fala durante inauguração do posto de atendimento digital

Humanização - "Os funcionários do Sindnapi foram treinados pelo INSS e oferecem um atendimento humanizado a quem nos procura. Escaneiam todos os documentos e montam o processo conforme as exigências burocráticas da Previdência. Nosso advogado faz o controle para que o trâmite seja realizado corretamente", esclarece o sindicalista.

O presidente lembra que esse tipo de convênio entre Sindicatos e governos já existe faz tempo em países da União Européia (Itália, França, Portugal) e justifica a oportunidade de trazer a prática também para o Brasil. "O INSS não está repondo seus funcionários e a previsão é de que 30% de suas agências sejam fechadas nos próximos anos. A população não pode ficar desassistida. Estamos negociando desde 2004 para oferecer esse serviço e, no ano passado, conseguimos finalmente concretizar o convênio materializado neste primeiro posto", diz.

Interior -
O Sindnapi deverá, em breve, oferecer o serviço também em suas subsedes do interior de São Paulo. Nas regiões em que não tem local próprio, pretende estabelecer convênios com Sindicatos da ativa e prefeituras, conforme previsão de Inocentini.

Mais informações: www.sindicatodosaposentados.org.br