Sindicalistas apoiam Frente Parlamentar contra privatização dos bancos públicos

• 13/5/2019 - segunda-feira

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos foi lançada na quarta (8), na Câmara dos Deputados, Brasília. Apoiada por 209 parlamentares, entre senadores e deputados, de 23 partidos, o evento contou com dezenas sindicalistas de todas as regiões do Brasil, representando os trabalhadores da Caixa, Banco do Brasil, BNDES e dos bancos regionais, além de membros da Aliança Latino-americana em Defesa dos Bancos Públicos da Uni Américas Finanças da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru.

Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos é lançada em Brasília

Contraf-Cut -
Juvandia Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, esteve na solenidade e ressalta a importância da aliança entre o movimento sindical e os parlamentares. "Vivemos um momento de entrega do patrimônio público, em que o governo propõe uma série de ações que contrariam o interesse nacional. O Congresso é um importante espaço de resistência contra esses retrocessos", afirma.

"Os bancos públicos não visam apenas ao lucro, mas também têm objetivos sociais", enfatiza Juvandia. Ela continua: "Cerca de 70% do crédito para a agricultura familiar vêm de bancos públicos, colocando o alimento mais barato na mesa do trabalhador. Nas cidades em que há apenas uma unidade bancária, esse papel pioneiro sempre é representado por uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil".

Cartilha - No lançamento também foi distribuída a cartilha Fakes & Fatos, sobre a Privatização das Estatais, produzida pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Clique aqui e conheça a cartilha.

Mais informações: www.contrafcut.com.br