• 9/5/2019 - Vamos fortalecer a organização sindical dos trabalhadores - Jorge Nazareno

• 9/5/2019 - quinta-feira


Jorge Nazareno é presidente
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Osasco e Região


Você sabia que os patrões também se organizam através de sindicatos? Eles se organizam de modo a alcançar a multiplicação de seu poder, defender e ampliar as suas conquistas. Por isso é necessário fortalecer a organização sindical dos trabalhadores. É importante que cada companheiro entenda que o Sindicato é o principal instrumento de luta do trabalhador.

Mas um Sindicato só é forte, só será forte e participativo se contar com o apoio dos trabalhadores. Para isso, é necessário que todos participem da vida da sua entidade. Tornar-se sócio é fortalecer a luta dentro da fábrica em que você trabalha, da sua categoria, do setor que você pertence. É lutar por um Brasil mais justo, igualitário.

Foi depois que os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos que conquistaram diversos direitos, entre eles: 13º, férias, cesta básica, convênio médico, licença maternidade. Foi a nossa luta também que retirou a multa do FGTS do texto da reforma da Previdência. Daí a importância da organização sindical dos trabalhadores.

Não é à toa que o Ministério Público do Trabalho, que desde 2017, dedica o mês de Maio à conscientização da importância da atuação sindical. Chamada de Maio Lilás, a campanha faz um convite a todos os trabalhadores: “Conheça quem te representa” e apresentam diversos direitos que foram conquistados graças à atuação dos sindicatos.

Num momento em que o desemprego alcança 13,4 milhões de brasileiros, em que os ataques aos direitos dos trabalhadores só aumentam, em que o fantasma da reforma da Previdência assombra o futuro da nossa aposentadoria, é necessário fortalecer a organização sindical dos trabalhadores. É essencial fortalecer os nossos instrumentos de luta, é indispensável defender nossos direitos. É fundamental manter o nosso Sindicato forte.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home