Jornada Nacional de Debates do Dieese promove eventos no Interior

• 9/4/2019 - terça-feira

A massificação das maldades da reforma da Previdência é um desafio para o movimento sindical. Por isso, as Centrais Sindicais e o Dieese realizam a 15ª Jornada Nacional de Debates com o tema reforma da Previdência. A atividade, que ocorre em todo o País, visa promover debates também no Interior dos Estados, especialmente em São Paulo. Inicialmente, o foco maior era promover palestras nas capitais.

O lançamento da jornada aconteceu em 19 de março, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. Cerca de 160 pessoas participaram, entre sindicalistas de várias categorias e representantes da CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central, UGT, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas. Os debates irão durar até maio.

15ª Jornada Nacional foi lançada dia 19 de março no Sindicato dos Metalúrgicos de SP

Massificação - O coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre Prado, conversou com a Agência Sindical. Ele confirmou que no Estado, além do evento na Capital, já houve atividade em Sorocaba. Também acontecerão palestras nas regiões do ABC paulista, Baixada Santista, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.

Silvestre afirma: "O movimento sindical precisa compreender a reforma e os impactos que ela trará, principalmente para os mais pobres. A nossa tarefa é mostrar que efetivamente os mais afetados são os trabalhadores".

Calculadora - O Dieese lançou também a Calculadora da Aposentadoria. A ferramenta, que pode ser baixada em aplicativo ou no site da entidade, mostra as condições em que cada trabalhador pode se aposentar com a regra atual e com a reforma de Bolsonaro.

Silvestre contou que as pessoas têm se assustado quando percebem os prejuízos que a reforma impõe. Ele diz: "A Calculadora deve ter mais de 200 mil acessos. Os Sindicatos e movimentos devem colocar a ferramenta em seus sites e promover nas redes sociais".

Mais informações: www.dieese.org.br