Engenheiros preparam seminário sobre construção e manutenção de obras

• 15/3/2019 - sexta-feira

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realizou terça (12) uma reunião preparatória o seminário sobre construção e manutenção de obras, que a entidade vai promover em abril. A ideia é formular uma resposta à sociedade acerca dos diversos acidentes de grande porte ocorridos recentemente que envolvem a engenharia.

O encontro, que contou com dezenas de profissionais da engenharia, debateu estratégias e formas de inspecionar obras e equipamentos de interesse público.

O programa Repórter Sindical na Web da última quarta (13) tratou do tema. A jornalista Rita Casaro, coordenadora do Departamento de Comunicação do Sindicato, relatou no quadro “Correspondente Sindical” que o seminário terá três grandes eixos: obras de arte, barragens e infraestrutura das cidades.

A jornalista explica: “A ideia é fazer uma ampla e correta discussão desses assuntos, a fim de propor ao poder público e à sociedade medidas que tragam segurança e qualidade de vida à população”.

Na reunião da terça, o presidente do Seesp Murilo Pinheiro sugeriu a criação de uma secretaria de manutenção. “Seja nas prefeituras, nos estados ou em nível federal, poderia ser criada a Secretaria de Manutenção, onde profissionais pudessem periodicamente inspecionar, com um ckeck-list, as condições físicas dos equipamentos”, avalia.

Rita Casaro reforçou que a iniciativa não é de interesse apenas dos profissionais de engenharia, mas de toda sociedade. Ela adiantou que o seminário que acontecerá no mês de abril – em data ainda a ser fechada – será aberto ao público.