*Por Ricardo Patah ....................................................................................................
A regulamentação da profissão do comerciário é uma antiga aspiração da categoria e nós, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo, estamos empenhados para que essa conquista se torne realidade. Dois projetos, um de iniciativa do senador Paulo Paim (PT) e outro do senador Pedro Simon (PMDB), ambos do Rio Grande do Sul, estão em andamento no Congresso. E, em defesa de sua aprovação, já participamos de várias audiências públicas e de encontros com deputados e senadores em Brasília.
Comerciário é a única categoria profissional no Brasil a estar presente em todas as cidades brasileiras, sendo também a mais antiga do País. No entanto, não é regulamentada.
É importante registrar que a atividade do comércio representa um termômetro sensível e confiável do nível de crescimento e da elevação da renda da população em geral.
O Sindicato dos Comerciários está nessa luta e não vai medir esforços no sentido de mobilizar a categoria para reivindicar o que lhe é de direito. A regulamentação da profissão vai humanizar o trabalho e reduzir a carga horária, que hoje, segundo o Dieese, chega a 52 horas por semana.
A regulamentação vai possibilitar que a categoria tenha uma jornada justa e também que os comerciários tenham tempo para frequentar uma faculdade ou fazer cursos profissionalizantes, para se aprimorar e poder disputar as exigências dos avanços tecnológicos por que passam as empresas.
Ter a profissão regulamentada é um direito do qual não abrimos mão. Pois só assim poderemos ter um Piso salarial que contemple todos os segmentos de nossa categoria. Esse é um compromisso que assumimos e vamos fazer dele nossa bandeira de luta |