Reivindicações - A categoria reivindica 10% de reajuste salarial (sendo 5% de aumento real), Participação nos Lucros e Resultados (PLR) composta pelo pagamento de três salários, acrescidos de valor fixo de R$ 3.850. Os trabalhadores também querem a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho de uma cláusula de proteção ao emprego em caso de fusão, fim do assédio moral e das metas abusivas. Em Brasília, os bancários fazem hoje uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. A concentração será às 14 horas, em frente à sede do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul. Dali, os trabalhadores saem em passeata pelo Eixo Monumental, seguindo para o Ministério da Fazenda.
Metalúrgicos de São Paulo inauguram Placar das 40 horas
A posição dos parlamentares é assinalada pelas cores verde (a favor), vermelha (contra) e amarela (indeciso). “À medida que os parlamentares forem se posicionando nós vamos atualizando o placar”, afirma o presidente do Sindicato, Miguel Torres. Votação - Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), a entidade vai estimular iniciativas como esta em todo o Brasil. A proposta de emenda constitucional que reduz a jornada foi aprovada na Comissão Especial da Câmara e o movimento sindical está mobilizado para que seja votada em plenário. Mais informações:
Químicos do ABC iniciam Campanha Salarial 2009 Os cerca de 40 mil trabalhadores e trabalhadoras da categoria química do ABC iniciaram a campanha salarial da categoria com a definição da pauta de reivindicações, aprovada em assembleia realizada sexta-feira (25) na sede do Sindicato, em Santo André. A pauta deverá ser entregue ao setor patronal na próxima quarta-feira (30). Segundo Geraldo Melhorine, diretor dos Químicos do ABC, os indicadores apontam para a recuperação econômica do País, favorecendo a luta por melhores condições de salário e trabalho. “Apesar da crise, o setor químico foi um dos que mais lucrou no último período, não há desculpa para os empresários não atenderem às nossas reivindicações”, afirma. Pauta - Os principais itens são: reajuste de 10% (INPC mais 5,94%); Piso de R$ 900; Mais informações:
Wagner Gomes continua Encerrado sábado, o 2º Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) manteve o metroviário Wagner Gomes na presidência da entidade por mais quatro anos. Foram inscrito para o Congresso 1.421 delegados e credenciados 1.368, sendo 69,8% homens e 30,2% mulheres. Mais informações:
Desmatamento na Amazônia caiu em agosto O desmatamento da Amazônia em agosto de 2009 diminuiu 34% em relação ao mesmo mês de 2008. A área desmatada no mês passado, apontada pelo Deter, foi de 498,1 km². Se considerado o período de janeiro a agosto, 2009 registrou uma queda de 57% em relação ao mesmo período de 2008. Quando comparado ao desmatamento do último mês de julho, a queda foi de 40%. |
O assédio moral traz inúmeros problemas físicos e psíquicos aos assediados, inclusive podendo levar à morte. Apenas a título de exemplo, o assédio moral causa problemas físicos como tremores, taquicardia, dores generalizadas, distúrbios digestivos, tonturas, etc... E, a título psíquico, causa depressão, crises de choro, sentimento de inutilidade, idéia de suicídio, sede de vingança etc. Você acha isso grave? Isso é o que a ciência médica diz. Quem ignora a urgência no julgamento dos casos de assédio está equivocado! O assédio moral ainda pode provocar desentendimento familiar e inclusive levar à separação. Além disso, provoca efeitos reflexos junto às pessoas que estão próximas ao assediado porque, sem poder ajudar, acabam sofrendo de certa forma com o assediado. Você acha isso grave? Quem ignora a urgência no julgamento dos casos de assédio moral está equivocado! Para que existe o Estatuto do Idoso? Existe porque se presume que estas pessoas podem morrer antes do julgamento de suas causas. E no assédio moral? No assédio moral a ciência prova que existe a possibilidade da pessoa se suicidar. Suicídio é morte? Está equivocado quem pensa que não deve ser dada prioridade no julgamento das causas de assédio moral! Desta forma, para se evitar tantos equívocos, é fundamental que seja dada prioridade no julgamento das causas envolvendo assédio moral, inclusive aos pedidos envolvendo provimentos de urgência. Estes provimentos de urgência devem analisar pedidos de liminares, os quais podem versar sobre antecipação com pagamento de despesas médicas para tratamento e não podem muitas vezes ter sua apreciação demorada, sob pena de prejudicar ainda mais a saúde do assediado. Nas causas envolvendo o assédio moral, de certa forma o Judiciário acaba funcionando como um hospital e o juiz com médico, portanto, é importante que o “médico” atenda logo o “paciente”. A prioridade que deve ser dada no julgamento das causas de assédio moral deve ser dada em virtude do envolvimento da saúde e vida do assediado porque seu problema é grave, está acima da discussão patrimonial. A vida e a saúde são os maiores direitos que temos, inclusive do assediado! Robson Zanetti é advogado. Publicado originalmente no site do Sintrascoopa |
|||
![]() |
||||