Salário forte é o mote da campanha Pauta será entregue na Fiesp, na próxima quarta (25)
O mote da campanha metalúrgica é “salário forte”. O cartaz pontua: “Economia forte; produção forte; salário forte”. As principais reivindicações da categoria, segundo o comando da campanha, serão: aumento real; valorização do Piso profissional; 40 horas semanais; saúde e segurança; fim da terceirização; e qualificação profissional. Produtividade - As lideranças metalúrgicas estão confiantes na vitória salarial da campanha, com base nos altos índices de produtividade do setor industrial e na perspectiva de crescimento das empresas. Miguel Torres, presidente interino da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e São Paulo e Mogi, apresentou quarta (18), no programa Câmera Aberta Sindical, dados indicando que o setor de bens de capital deve crescer 14,4% neste ano; na siderurgia, a projeção é bem maior, com possibilidades de crescer 55%. Mais informações:
Trabalhador sem diploma pode ter certificado de habilidades Desde segunda-feira (16), trabalhadores que desejam obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas vidas, sem ter passado pelo processo formal de educação, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. As inscrições vão até 10 de setembro.
O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre. O link certific.mec.gov.br no portal do Ministério da Educação fornece a lista e endereços. Mais informações:
Projeto prevê incentivo para contratação A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pode facilitar o acesso de jovens de 18 a 24 anos e maiores de 50 ao mercado de trabalho. Isto se aprovar um projeto que prevê benefícios fiscais no Imposto de Renda às empresas que contratarem funcionários nessas duas faixas etárias – que está na pauta do próximo esforço concentrado, de 31 de agosto a 2 de setembro. A matéria, que tramita em decisão terminativa, vai permitir a dedução, em dobro, das despesas com salários dos empregados enquadrados nessas idades. O limite do desconto será 6% do lucro operacional, antes de computada a dedução. O empresário deverá comprovar que não reduziu postos de trabalho nos três meses anteriores à contratação de jovens ou de pessoas acima de 50. Incentivo - Além disso, há previsão de controle em separado das despesas relacionadas ao incentivo fiscal, para que não ultrapassem 15% do montante da folha de pagamento da empresa. Caso seja comprovada alguma irregularidade, a empresa deverá recolher o imposto devido com os acréscimos legais. Mais informações:
CUT lança novo portal que abrigará TV e Rádio Web A Central Única dos Trabalhadores fará o lançamento, na próxima sexta-feira (20), a partir das 9h30, do novo Portal do Mundo do Trabalho, que traz novidades que incluem o compartilhamento de mídias, como rádio e TV na Web. A iniciativa integra o Plano Nacional de Comunicação da entidade, focado na democratização da informação e construção do diálogo com os trabalhadores. O evento, no Sindicato dos Bancários de São Paulo (rua São Bento, 413, Edifício Martinelli, Centro, São Paulo/SP – auditório amarelo), marcará as comemorações dos 27 anos de fundação da CUT. Debate - A entidade também programou um debate com o tema “Mídia e Eleições 2010 - alternativas para enfrentarmos o bloqueio da grande imprensa”. Os convidados a debater o assunto foram o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique; e o jornalista Beto Almeida. Após o debate, haverá uma confraternização. Mais informações:
Prática de trabalho escravo dá multa
|
Por João Guilherme Vargas Netto Agora, começa para valer a campanha eleitoral, com o horário gratuito. Aquilo que era iniciativas e preocupações para políticos e militantes, para partidos e organizações e para leitores de jornais e formadores de opinião passa a ser presente no cotidiano de milhões de brasileiros que deverão votar em 3 de outubro. A campanha presidencial já está polarizada entre Dilma e Serra, com vantagem forte nas pesquisas da candidata de Lula (que, apesar do prestígio, obedeceu à Constituição e não disputa um terceiro mandato). Como os fatores estruturantes beneficiam a candidata, pode ser que a campanha gratuita acelere sua aceitação e ela vença no primeiro turno. As diferentes campanhas para os governos estaduais agrupam candidaturas influenciadas pela polarização da disputa presidencial, mas refletem fortemente os diversos quadros regionais com composições políticas as mais diversificadas facilitadas pela não verticalização das campanhas. Situação semelhante acontece nas eleições para senadores, que misturam as características de eleições legislativas e majoritárias. Em cada Estado serão eleitos dois senadores o que ocasiona a possibilidade de resultados que combinem uma ou outra corrente de votos. Somente agora as eleições para os legislativos (federal e estaduais) começam a se materializar na comunicação e nas preocupações dos eleitores. Cada partido ao buscar o maior número de votos para si e seus candidatos já aplica, de uma maneira ou de outra, o princípio da “lista partidária”, como a estratégia da escolha de números bonitos e memorizáveis e a exposição diferenciada na propaganda gratuita. As futuras bancadas partidárias terão peso decisivo como um dos polos de poder na organização do futuro governo. Portanto, as eleições legislativas são tão importantes quanto as eleições para os cargos executivos. O movimento sindical, em sua esmagadora maioria, apoia publicamente a candidatura Dilma (como aconteceu na Casa de Portugal na terça-feira, dia 17 de agosto, com as mulheres de todas as Centrais) e tem apresentado sua plataforma unitária de reivindicações e algumas candidaturas a cargos legislativos de origem sindical, ajudando com isto a sociedade e aos partidos. É o futuro do Brasil que se decide. João Guilherme Vargas Netto é membro do corpo técnico do Diap e consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores |
||
![]() |
|||